O Serviço Educativo pretende promover uma ligação mais próxima entre o público e universo das histórias e das formas animadas. O  objetivo é que os participantes possam experimentar as diferentes fases do processo de construção de um espetáculo de marionetas através de atividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico. As Oficinas Criativas são atividades de curta duração (45 a 60 minutos), feitas no seguimento dos espetáculos. 

Oficinas Criativas

1/5

1/6

1/5

Galinholas Tagarelas

Construção de marionetas de mola​

 

No seguimento do espetáculo, esta oficina tem como objetivo aproximar as crianças do universo das formas animadas. Cada participante constrói uma marioneta com materiais reutilizados, inspirando-se das marionetas do espetáculo. Desta forma, as crianças são incentivadas a criar as suas próprias histórias a poderão ainda levar a sua personagem favorita para casa.

Galhos e Bugalhos

Construção de animais utilizando elementos naturais

 

Pinhas, folhas, cascas de árvore, bolotas e bugalhos… Natureza morta pronta  a ganhar vida e a contar histórias. Partindo de elementos da natureza iremos explorar novas formas de vida, numa construção colectiva onde todos terão um
papel activo e poderão expressar-se livremente.

.

Do Plástico Fiz Sardinha

Oficina de Reciclagem de Plástico

Nesta oficina os participantes são convidados a transformar o seu próprio lixo (sacos plásticos) nas personagens do espetáculo “O Cardume”. Utilizando técnicas de reciclagem de plástico,

numa oficina com 0% de desperdício, o objetivo é explorar as potencialidades expressivas deste material, incentivando a sua reutilização e reciclagem.

1/2

1/5

1/2

Bichinhos Mexe, Mexe

Construção de figuras articuladas com plástico reciclado

 

Nesta oficina vamos pôr o bosque a mexer. Utilizando a técnica de fusão para reciclar sacos de plástico vamos recriar texturas e padrões da natureza para construir animais articulados.

Guardiões da água 

Construção de marionetas de Luva

 

Este atelier propõe uma reflexão sobre a temática abordada no espetáculo "Uma Lágrima no Oceano". Num contexto que incentiva o desenvolvimento da criatividade, cada participante constrói o seu próprio "Guardião da Água". Esta será o ponto de partida para um projeto mais alargado em torno da educação ambiental para a preservação da água, sendo sugeridos num ambiente informal, alguns comportamentos que podem ser adotados no quotidiano e a importância de cada gota de água do oceano.

Quem é Quem

Construção de marionetas de mesa

 

Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de dar corpo às persona-
gens da sua imaginação! Vamos construir marionetas de mesa e aprender a dar-

-lhes vida, incentivando os pequenos artistas a criar as suas próprias histórias.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now