top of page

COmpanhia

Instrumento ótico que permite estender a capacidade dos olhos humanos de enxergar histórias através de diferentes ângulos, escalas e perspectivas. Apesar de invisíveis a olho nu, as histórias que flutuam livremente à nossa volta têm cores, formas, sons, questões e emoções. Historioscópio é um acessório fundamental para engajar no universo das histórias com uma visão historioscopica.


Historioscopio - Teatro de Marionetas surge em 2013 no Porto. É um projeto direcionado sobretudo ao público infantil e familiar. Servindo-se do potencial expressivo e dramatúrgico do teatro de marionetas, o repertório de espetáculos e ofcinas criativas da companhia tem como foco estimular a imaginação e liberdade de pensamento, valorizando uma forte relação de proximidade com o espectador

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Equipa

29-09-24-FDO-Teatro_Andre DELHAYE-06.jpg

Samantha Jesus

direção artística

Nasceu nos EUA, em 1989. É licenciada em Teatro - Cenografia pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. Frequentou diversas formações na área do teatro de marionetas destacando-se  2 cursos “Marionetas de Fios” e “Formas Animadas” com Marcelo Lafontana, e workshops como "Manipulação de Marionetas", com Tommy Luther e "O Poder da Marioneta", com Neville Tranter. Fundou o Historioscópio - Teatro de Marionetas em 2013, sendo responsável pela encenação e criação plástica de todos os espetáculos da companhia, integrando também o elenco de alguns projetos como manipuladora de marionetas. 

61483453_1155580404612742_29390391155611

Laura Felício
direção musical

Natural de Marinha Grande, nasceu em 1990. Licenciou-se em piano pela ESMAE com Constantin Sandu, tendo frequentado o Conservatório de Música de Leiria com Vesna Monojlovic. Estudou piano jazz com Hugo Raro. No Historioscópio é responsável pela criação e interpretação musical nos espectáculos da companhia. Da sua atividade como pianista destaca o prémio Helena Sá e Costa 2013, bem como 2o prémio a nível superior de Música de Câmara do Prémios Jovens Músicos em 2011, 2012 e 2013. Atualmente é professora de piano nos colégios Oporto British School e Efanor, pianista acompanhadora na Escola de Música Oscar da Silva e membro integrante dos projetos ALTA(MENTE) e THE HOLY BEAT.

Marta Costa
interpretação

IMG_3658_edited.jpg

Marta Costa é Doutora Palhaça na Operação Nariz Vermelho. Atriz desde 2005, na Companhia de Teatro Os Quatro Ventos, onde é membro fundador e participa na criação de teatro para bebés “Um dia Alfabético”. Em 2011 ingressou no Clown Laboratori Porto onde, para além de formação contínua, integrou a criação dos espetáculos “Labaret”, “Hora Extraordinária”, e pequenas criações como “Fumar Mata”. Em 2013 colaborou com o projeto Fafe Cidade das Artes e em 2016 estagiou no Teatro e Marionetas de Mandrágora. Já foi dirigida por Pedro Ribeiro, Pedro Fabião, Moncho Rodriguez, Gilberto Oliveira, Filipa Mesquita em linguagens como Teatro, Marionetas, Clown e Musical. Realizou vários workshops com formadores como Peta Lily , Fabrizio Paladin, Jaime Mears, Nuno Pino Custódio, Inês Lua, Yumi Fujitani, Jan Raga, Silvia Leblon, Tom Roos. Profissionalizada em Desporto e Educação Física na FADEUP, foi professora e tem experiência no ensino desde 2008. Atualmente é intérprete no Historioscópio Teatro e Marionetas, membro do Colectivo Estupendo Inuendo e realiza três projetos independentes; um solo de clown “Aceitas?”, uma criação de circo com direção coletiva “Chá das Cinco” e o mais recente projecto com marionetas "Balança". 

Romain valentino
músico

_K1A9351_edited_edited_edited_edited.png

Nascido em Milão de mãe francesa e de pai italiano pied-noir de Marrocos, cresce em ambiente multi-cultural. Inicia a formação musical aos 5 anos no piano e na guitarra com professores privados e no ensino articulado. Aos 20 anos tem as primeiras experiências profissionais em palco como baixista. Frequenta em 2015/2016 o primeiro ano de Mestrado em Filosofia no Porto, onde tem oportunidade de aprofundar na guitarra e na percussão a música popular brasileira com os músicos brasileiros da cidade. Nessa altura começa a apresentar ao vivo um repertório de canções do mundo que inclui temas do continente americano e da bacia do mediterrâneo. Volta a actuar em Milão como cantor e guitarrista jazz-manouche e MPB, produzindo com a cantora Patrizia Di Malta o álbum Accordeonica (2018) apresentado em Milão, Amesterdão e Paris. Desde 2018 vive no
Porto, onde integra o projecto do cantautor Aníbal Zola gravando o álbum Quem Sai Aos Seus (2022), e da cantautora brasileira Carol Mello gravando o álbum A.Cor.Da (2022). É co-fundador da banda italo-brasileira Koinè, com quem produz em qualidade de cantor, guitarrista, compositor, letrista e arranjador o album Koinè (2022). Em 2023 é cantor no projecto Canto, espectáculo de música portuguesa no Auditório CCOP. Ensina guitarra aulas privadas e no Orfeão Musical de RioTinto. É professor de línguas em aulas privadas. Em 2022 e 2023 escreve e facilita em colaboração com a associação de juventude YUPI duas edições do projecto de intercâmbio internacional “Resounding Citizenship” no âmbito do programa Erasmus+, com foco no desenvolvimento de competências de cidadania e musicais através do uso de metodologias da educação não formal. Participa em Ethno Catalonia 2021 e obtém bolsa para Ethno Brazil 2022, actuando no Theatro Municipal de São Paulo. Frequenta actualmente o Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música. É membro desde 2018 do Ensemble de Percussão Étnica do Porto.

IMG_63451.jpg

tota
Músico

Nasceu em Coimbra em 1996. Em 2007 iniciou os estudos em música, no Conservatório da Jobra, onde aprendeu saxofone. Desde então, revelou interesse pela composição e teve aulas privadas com o compositor Filipe Vieira. Mais tarde, em 2012, continuou os estudos de saxofone no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian com Henrique Portovedo e João Figueiredo, e ainda composição com Pedro Bento. Licenciado em Composição, na Universidade de Aveiro, com Sara Carvalho. Atualmente frequenta o Mestrado em Composição na ESMAE. Vários dos seus projetos para instrumentos acústicos e eletrónicos foram já apresentados pelo país e recebeu ainda alguns prémios. Participou de diversas palestras e workshops com nomes importantes da música e sonoplastia entre os quais Dai Fujikura, Nikola Medic, Evgueni Zouldilkine, Ricardo Ribeiro, Isabel Soveral, Filipe Lopes, Gilberto Bernardes, Ângela da Ponte e Pedro Berardinelli.

Colaboram ou Colaboraram conosco

Ana Sousa / Bernardo Santo Tirso / Bruno Ferraz / Catarina Carreira / Catarina Joele / Cláudia Gomes / Ema Santa-Bárbara / Euclides Gomes / Filipe Moreira / Joana Afonso / Joana Teixeira / José Santos / Kiko Rurelas / La Salete Santos / Leonor Rodrigues / Luis Grifu / Mafalda Canhola / Mariana Figueroa / Marta Rosas / Marta Silva / Nuno Coelho / Pedro Carvalho / Ricardo Alves / Ricardo Coelho / Rui Oliveira / Simão Moreira / Sofia Silva / Telmo Sousa / Tommy Luther

bottom of page