COmpanhia
Instrumento ótico que permite estender a capacidade dos olhos humanos de enxergar histórias através de diferentes ângulos, escalas e perspectivas. Apesar de invisíveis a olho nu, as histórias que flutuam livremente à nossa volta têm cores, formas, sons, questões e emoções. Historioscópio é um acessório fundamental para engajar no universo das histórias com uma visão historioscopica.
Historioscopio - Teatro de Marionetas surge em 2013 no Porto. É um projeto direcionado sobretudo ao público infantil e familiar. Servindo-se do potencial expressivo e dramatúrgico do teatro de marionetas, o repertório de espetáculos e ofcinas criativas da companhia tem como foco estimular a imaginação e liberdade de pensamento, valorizando uma forte relação de proximidade com o espectador
Equipa
Samantha Jesus
direção artística
Nasceu nos EUA, em 1989. É licenciada em Teatro - Cenografia pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. Frequentou diversas formações na área do teatro de marionetas destacando-se 2 cursos “Marionetas de Fios” e “Formas Animadas” com Marcelo Lafontana, e workshops como "Manipulação de Marionetas", com Tommy Luther e "O Poder da Marioneta", com Neville Tranter. Fundou o Historioscópio - Teatro de Marionetas em 2013, sendo responsável pela encenação e criação plástica de todos os espetáculos da companhia, integrando também o elenco de alguns projetos como manipuladora de marionetas.
Laura Felício
direção musical
Natural de Marinha Grande, nasceu em 1990. Licenciou-se em piano pela ESMAE com Constantin Sandu, tendo frequentado o Conservatório de Música de Leiria com Vesna Monojlovic. Estudou piano jazz com Hugo Raro. No Historioscópio é responsável pela criação e interpretação musical nos espectáculos da companhia. Da sua atividade como pianista destaca o prémio Helena Sá e Costa 2013, bem como 2o prémio a nível superior de Música de Câmara do Prémios Jovens Músicos em 2011, 2012 e 2013. Atualmente é professora de piano nos colégios Oporto British School e Efanor, pianista acompanhadora na Escola de Música Oscar da Silva e membro integrante dos projetos ALTA(MENTE) e THE HOLY BEAT.
Marta Costa
interpretação
Marta Costa é Doutora Palhaça na Operação Nariz Vermelho. Atriz desde 2005, na Companhia de Teatro Os Quatro Ventos, onde é membro fundador e participa na criação de teatro para bebés “Um dia Alfabético”. Em 2011 ingressou no Clown Laboratori Porto onde, para além de formação contínua, integrou a criação dos espetáculos “Labaret”, “Hora Extraordinária”, e pequenas criações como “Fumar Mata”. Em 2013 colaborou com o projeto Fafe Cidade das Artes e em 2016 estagiou no Teatro e Marionetas de Mandrágora. Já foi dirigida por Pedro Ribeiro, Pedro Fabião, Moncho Rodriguez, Gilberto Oliveira, Filipa Mesquita em linguagens como Teatro, Marionetas, Clown e Musical. Realizou vários workshops com formadores como Peta Lily , Fabrizio Paladin, Jaime Mears, Nuno Pino Custódio, Inês Lua, Yumi Fujitani, Jan Raga, Silvia Leblon, Tom Roos. Profissionalizada em Desporto e Educação Física na FADEUP, foi professora e tem experiência no ensino desde 2008. Atualmente é intérprete no Historioscópio Teatro e Marionetas, membro do Colectivo Estupendo Inuendo e realiza três projetos independentes; um solo de clown “Aceitas?”, uma criação de circo com direção coletiva “Chá das Cinco” e o mais recente projecto com marionetas "Balança".
Romain valentino
músico
Nascido em Milão de mãe francesa e de pai italiano pied-noir de Marrocos, cresce em ambiente multi-cultural. Inicia a formação musical aos 5 anos no piano e na guitarra com professores privados e no ensino articulado. Aos 20 anos tem as primeiras experiências profissionais em palco como baixista. Frequenta em 2015/2016 o primeiro ano de Mestrado em Filosofia no Porto, onde tem oportunidade de aprofundar na guitarra e na percussão a música popular brasileira com os músicos brasileiros da cidade. Nessa altura começa a apresentar ao vivo um repertório de canções do mundo que inclui temas do continente americano e da bacia do mediterrâneo. Volta a actuar em Milão como cantor e guitarrista jazz-manouche e MPB, produzindo com a cantora Patrizia Di Malta o álbum Accordeonica (2018) apresentado em Milão, Amesterdão e Paris. Desde 2018 vive no
Porto, onde integra o projecto do cantautor Aníbal Zola gravando o álbum Quem Sai Aos Seus (2022), e da cantautora brasileira Carol Mello gravando o álbum A.Cor.Da (2022). É co-fundador da banda italo-brasileira Koinè, com quem produz em qualidade de cantor, guitarrista, compositor, letrista e arranjador o album Koinè (2022). Em 2023 é cantor no projecto Canto, espectáculo de música portuguesa no Auditório CCOP. Ensina guitarra aulas privadas e no Orfeão Musical de RioTinto. É professor de línguas em aulas privadas. Em 2022 e 2023 escreve e facilita em colaboração com a associação de juventude YUPI duas edições do projecto de intercâmbio internacional “Resounding Citizenship” no âmbito do programa Erasmus+, com foco no desenvolvimento de competências de cidadania e musicais através do uso de metodologias da educação não formal. Participa em Ethno Catalonia 2021 e obtém bolsa para Ethno Brazil 2022, actuando no Theatro Municipal de São Paulo. Frequenta actualmente o Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música. É membro desde 2018 do Ensemble de Percussão Étnica do Porto.
tota
Músico
Nasceu em Coimbra em 1996. Em 2007 iniciou os estudos em música, no Conservatório da Jobra, onde aprendeu saxofone. Desde então, revelou interesse pela composição e teve aulas privadas com o compositor Filipe Vieira. Mais tarde, em 2012, continuou os estudos de saxofone no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian com Henrique Portovedo e João Figueiredo, e ainda composição com Pedro Bento. Licenciado em Composição, na Universidade de Aveiro, com Sara Carvalho. Atualmente frequenta o Mestrado em Composição na ESMAE. Vários dos seus projetos para instrumentos acústicos e eletrónicos foram já apresentados pelo país e recebeu ainda alguns prémios. Participou de diversas palestras e workshops com nomes importantes da música e sonoplastia entre os quais Dai Fujikura, Nikola Medic, Evgueni Zouldilkine, Ricardo Ribeiro, Isabel Soveral, Filipe Lopes, Gilberto Bernardes, Ângela da Ponte e Pedro Berardinelli.
Colaboram ou Colaboraram conosco
Ana Sousa / Bernardo Santo Tirso / Bruno Ferraz / Catarina Carreira / Catarina Joele / Cláudia Gomes / Ema Santa-Bárbara / Euclides Gomes / Filipe Moreira / Joana Afonso / Joana Teixeira / José Santos / Kiko Rurelas / La Salete Santos / Leonor Rodrigues / Luis Grifu / Mafalda Canhola / Mariana Figueroa / Marta Rosas / Marta Silva / Nuno Coelho / Pedro Carvalho / Ricardo Alves / Ricardo Coelho / Rui Oliveira / Simão Moreira / Sofia Silva / Telmo Sousa / Tommy Luther