COmpanhia

Historioscopio é um instrumento ótico que permite estender a capacidade dos olhos humanos de enxergar histórias através de diferentes ângulos, escalas e perspectivas. Apesar de invisíveis a olho nu, as histórias que flutuam livremente à nossa volta têm cores, formas, sons, questões e emoções. É um acessório fundamental para engajar no universo das histórias com uma visão historioscopica.

Historioscopio - Teatro de Marionetas é um projeto direcionado sobretudo ao público infantil e familiar. Servindo-se do potencial expressivo e dramatúrgico do teatro de marionetas, o repertório de espetáculos e oficinas criativas da companhia tem como foco estimular a imaginação e liberdade de pensamento sobre temas sociais, históricos e preocupações ambientais, valorizando uma forte relação de proximidade com o espetador. 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Equipa

IMG_03681.jpg

Samantha Jesus

direção artística

Nasceu nos EUA, em 1989. É licenciada em Teatro - Cenografia pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. Frequentou diversas formações na área do teatro de marionetas destacando-se  2 cursos “Marionetas de Fios” e “Formas Animadas” com Marcelo Lafontana, e workshops como "Manipulação de Marionetas", com Tommy Luther e "O Poder da Marioneta", com Neville Tranter. Fundou o Historioscopio - Teatro de Marionetas em 2013, sendo responsável pela encenação e criação plástica de todos os espetáculos da companhia, integrando também o elenco de alguns projetos como manipuladora de marionetas. 

61483453_1155580404612742_29390391155611

Laura Felício

Música

Natural de Marinha Grande, nasceu em 1990. Licenciou-se em piano pela ESMAE com Constantin Sandu, tendo frequentado o Conservatório de Música de Leiria com Vesna Monojlovic. Estudou piano jazz com Hugo Raro. No Historioscopio é responsável pela criação e interpretação musical nos espectáculos da companhia. Da sua atividade como pianista destaca o prémio Helena Sá e Costa 2013, bem como 2o prémio a nível superior de Música de Câmara do Prémios Jovens Músicos em 2011, 2012 e 2013. Atualmente é professora de piano nos colégios Oporto British School e Efanor, pianista acompanhadora na Escola de Música Oscar da Silva e membro integrante dos projetos ALTA(MENTE) e THE HOLY BEAT.

Marta rosas

interpretação

marta.jpg

Natural do Porto, Marta Rosas, concluí o Mestrado em Teatro – Interpretação e Encenação na ESMAE (2016). Frequentou várias formações em Teatro com destaque para o curso de Formação Profissional de Construção de Marionetas - Marcelo Lafontana, Sílvia Fagundes; e um Workshop de Marionetas na ACE/Teatro do Bolhão - Tommy Luther.   Do seu trabalho como intérprete destaca espectáculos como “O Filho de Mil Homens” – TeCA; “Ressurreição” - THSC; e “Idiota”; Ao longo da sua experiência académica e profissional colaborou com Ana Luena, Lee Beagley, Pedro Fiúza, João Sousa Cardoso, Diogo Costa Reis, Allex Miranda, Poliksena Hardalova, Palmilha Dentada, Iztok Kovac, Rui Sousa, Teatro a Quatro – Teatro para Bébes, entre outros. Colabora com a Cinemágica, onde realiza dobragens desde Novembro 2016 e é intérprete residente na companhia Historioscopio desde Fevereiro 2017.

Marta Costa

interpretação

IMG_3658_edited.jpg

Marta Costa é Doutora Palhaça na Operação Nariz Vermelho. Atriz desde 2005, na Companhia de Teatro Os Quatro Ventos, onde é membro fundador e participa na criação de teatro para bebés “Um dia Alfabético”. Em 2011 ingressou no Clown Laboratori Porto onde, para além de formação contínua, integrou a criação dos espetáculos “Labaret”, “Hora Extraordinária”, e pequenas criações como “Fumar Mata”. Em 2013 colaborou com o projeto Fafe Cidade das Artes e em 2016 estagiou no Teatro e Marionetas de Mandrágora. Já foi dirigida por Pedro Ribeiro, Pedro Fabião, Moncho Rodriguez, Gilberto Oliveira, Filipa Mesquita em linguagens como Teatro, Marionetas, Clown e Musical. Realizou vários workshops com formadores como Peta Lily , Fabrizio Paladin, Jaime Mears, Nuno Pino Custódio, Inês Lua, Yumi Fujitani, Jan Raga, Silvia Leblon, Tom Roos. Profissionalizada em Desporto e Educação Física na FADEUP, foi professora e tem experiência no ensino desde 2008. Atualmente é intérprete no Historioscopio Teatro e Marionetas, membro do Colectivo Estupendo Inuendo e realiza três projetos independentes; um solo de clown “Aceitas?”, uma criação de circo com direção coletiva “Chá das Cinco” e o mais recente projecto com marionetas "Balança". 

IMG_63451.jpg

tota

música

Nasceu em Coimbra em 1996. Em 2007 iniciou os estudos em música, no Conservatório da Jobra, onde aprendeu saxofone. Desde então, revelou interesse pela composição e teve aulas privadas com o compositor Filipe Vieira. Mais tarde, em 2012, continuou os estudos de saxofone no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian com Henrique Portovedo e João Figueiredo, e ainda composição com Pedro Bento. Licenciado em Composição, na Universidade de Aveiro, com Sara Carvalho. Atualmente frequenta o Mestrado em Composição na ESMAE. Vários dos seus projetos para instrumentos acústicos e eletrónicos foram já apresentados pelo país e recebeu ainda alguns prémios. Participou de diversas palestras e workshops com nomes importantes da música e sonoplastia entre os quais Dai Fujikura, Nikola Medic, Evgueni Zouldilkine, Ricardo Ribeiro, Isabel Soveral, Filipe Lopes, Gilberto Bernardes, Ângela da Ponte e Pedro Berardinelli.

IMG_9447l1 copy (1).jpg

Ana sousa

documentação

Nasceu em Guimarães, em 1995. É licenciada em Artes Plásticas, ramo Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e atualmente frequenta o primeiro ano do Mestrado de Design Gráfico e Projetos Editoriais na mesma faculdade.

É artista plastica, tendo participado em varias exposições individuais e coletivas na área da performance e fotografia nas quais destaca a segunda edição da exposição coletiva “As Fotografias e o Resto” no museu FBAUP e as performances “Ana: Afugou-se/ Ana: Afugou-se”, “Acordei dentro de um corpo morto” e “Porque não Borboletas” em conjunto com Ana Guimbra.

É responsável pela documentação fotográfica e video dos espetáculos da companhia desde Fevereiro de 2018.

Colaboraram conosco

Bernardo Santo Tirso / Catarina Carreira / Catarina Joele / Cláudia Gomes / Ema Santa-Bárbara / Filipe Moreira / Joana Afonso / Joana Teixeira / José Santos / Kiko Rurelas / La Salete Santos / Leonor Rodrigues / Mafalda Canhola / Mariana Figueroa / Nuno Coelho / Ricardo Alves / Ricardo Coelho / Simão Moreira / Sofia Silva