o cardume

o cardume

Era uma vez um polvo, que um dia encontrou com uma linda pérola no fundo do mar. Tomado pela ambição, só pensava em ter mais e mais pérolas na sua coleção. Quando se encontrou com um cardume de sardinhas, tantas e tão juntinhas, teve uma ideia genial: em troca de mais pérolas, vendeu-lhes o próprio coral.


Uma fábula submarina para toda a família, ao som de canções originais, onde o público imerge num oceano mágico e sensorial.

Ficha Artística

Produção: Historioscopio

Dramaturgia, Criação Plástica e Interpretação: Samantha Jesus

Banda Sonora e Canções Originais: TOTA

Assistência de Encenação: Marta Costa

Assistência Geral: Nuno Santos

Agradecimentos

Marta Silva, Marta Rosas, Rui Sousa, Laura Felício, Tommy Luther Hughes, La Salete Santos, Iva Rodrigues, CEA Gondomar - Quinta do Passal, Carla Araújo e Fórum da Maia

 

Duração: 35 min.

Faixa etária: Maiores de 3 anos

JOÃO PATETA

Num velho casebre perto da floresta vivia uma pobre senhora com o seu filho João, bom rapaz, mas um tanto simplório. As gentes da aldeia chamavam-lhe em tom de zombaria de “João Pateta”.
A partir de um dos “Contos para a Infância de Guerra Junqueiro”, este espetáculo é inspirado pelo imaginário das histórias tradicionais do meio rural, contadas e recontadas oralmente de geração em geração. É acompanhado por música ao vivo, com uma banda sonora original ao estilo de blues.
Um espetáculo intemporal para todas as gerações.

Ficha Artística

Produção: Historioscopio

Dramaturgia, Criação Plástica e Interpretação: Samantha Jesus

Criação e Interpretação Musical: Laura Felício

Duração: 35min.

Faixa etária: maiores de 3 anos 

uma lágrima no oceano

Num futuro distópico em que as reservas de água esgotaram, uma menina e o seu avô fazem os possíveis para sobreviver como nómadas recoletores. Escondidos nas entranhas deste mundo árido e seco, vivem também os guardiões das águas, à espera da extinção dos homens para restabelecer o equilíbrio do planeta. Uma história que nos fará refletir sobre a importância dos pequenos gestos, para consertar os grandes estragos da ganância humana.

Com pouca palavra, o espetáculo é conduzido pela banda sonora, interpretado ao vivo, com inspiração nos 24 prelúdios para  piano do compositor francês Claude Debussy.

Estamos tão habituados à presença da água que por vezes nos esquecemos da sua extrema importância. Mas e se chegar o dia em que o gesto de abrir a torneira não for suficiente?

O desperdício e a poluição são provas de que a humanidade trata a água como se ela fosse um recurso inesgotável. Nesse sentido, o papel de cada um de nós é deter­minante.

Com este espetáculo queremos evidenciar a importância de cada gota de água e de cada pequeno gesto para a sua preservação.

Ficha Artística

Produção: Historioscopio

Encenação: Samantha Jesus

Assistência de Encenação: Marta Costa

Banda Sonora e Música ao Vivo: Laura Felício

Interpretação: Marta Rosas e Samantha Jesus

Marionetas: Samantha Jesus

Figurinos: Maria de La Salete Santos

Desenho de luz: Mariana Figueiroa

 

Duração: 45min.

Faixa etária: maiores de 6 anos

QUIQUIRIQUI

Mamã galinha

Amassa na cozinha

Um bolo apetitoso

Para o pintainho guloso

Mas chega o gato malvado

E está o caldo entornado. 

 

Quiquiriqui é uma adaptação livre de uma história tradicional que aborda a necessidade de prestar atenção aos bons conselhos e a importância de cumprir as promessas.

Ficha Artística

Produção: HIstorioscopio

Criação Artística: Samantha Jesus e Joana Teixeira

Interpretação: Samantha Jesus e Marta Rosas

Cenografia e Marionetas: Samantha Jesus

Duração: 45 min.

Faixa etária: maiores de 3 anos 

A Lenda de caturo

Esta história é inspirada numa lenda galaico-romana que conta as aventuras de um rapaz galaico que um dia se tornou amigo de bracaros e romanos, elevando assim a união dos povos e não o seu afastamento. Na Gallaecia já se cultivavam os primeiros hábitos de união entre supostos rivais. Esses rituais continuaram até aos dias de hoje criando uma mescla étnica muito característica nossa. Será Caturo, nas suas aventuras, capaz de criar esses laços com os habitantes da capital da Gallaecia?

Ficha Artística

Co-produção: Historioscopio e Marionetas da Feira

Criação Artística: Rui Sousa e Samantha Jesus

Interpretação: Rui Sousa e Samantha Jesus 

Duração: 30 min.

Faixa etária: maiores de 3 anos

bravos reis, bravos amores