O Cardume

Era uma vez um polvo, que um dia encontrou com uma linda pérola no fundo do mar. Tomado pela ambição, só pensava em ter mais e mais pérolas na sua coleção. Quando se encontrou com um cardume de sardinhas, tantas e tão juntinhas, teve uma ideia genial: em troca de mais pérolas, vendeu-lhes o próprio coral.


Uma fábula submarina para toda a família, ao som de canções originais, onde o público imerge num oceano mágico e sensorial.

Ficha Artística

Produção: Historioscopio

Dramaturgia, Criação Plástica e Interpretação: Samantha Jesus

Banda Sonora e Canções Originais: TOTA

Assistência de Encenação: Marta Costa

Assistência Geral: Nuno Santos

2018

3+

35 min.

Uma bela tarde, Clarice decide fazer um picnic na natureza, mas algo muito estranho acontece. Reduzida ao tamanho de um gafanhoto, Clarice descobre o mundo gigante das criaturas minúsculas.

Este espetáculo leva-nos pela cova do besouro adentro, para descobrir o estranho e fascinante mundo dos insetos e outros pequenos bichos, numa aventura à escala milimétrica.

Ficha Artística

Produção: Historioscopio

Dramaturgia, Criação Plástica e Interpretação: Samantha Jesus
Encenação: Marta Costa
Banda Sonora: TOTA
Assistência Geral: Nuno Santos

2019

3+

50 min.

JOÃO PATETA

Num velho casebre perto da floresta vivia uma pobre senhora com o seu filho João, bom rapaz, mas um tanto simplório. As gentes da aldeia chamavam-lhe em tom de zombaria de “João Pateta”.
A partir de um dos “Contos para a Infância de Guerra Junqueiro”, este espetáculo é inspirado pelo imaginário das histórias tradicionais do meio rural, contadas e recontadas oralmente de geração em geração. É acompanhado por música ao vivo, com uma banda sonora original ao estilo de blues.
Um espetáculo intemporal para todas as gerações.

Ficha Artística

Produção: Historioscopio

Dramaturgia, Criação Plástica e Interpretação: Samantha Jesus

Criação e Interpretação Musical: Laura Felício

2016

3+

35 min.

uma lágrima no oceano

Num futuro distópico em que as reservas de água esgotaram, uma menina e o seu avô fazem os possíveis para sobreviver como nómadas recoletores. Escondidos nas entranhas deste mundo árido e seco, vivem também os guardiões das águas, à espera da extinção dos homens para restabelecer o equilíbrio do planeta. Uma história que nos fará refletir sobre a importância dos pequenos gestos, para consertar os grandes estragos da ganância humana.

Com pouca palavra, o espetáculo é conduzido pela banda sonora, interpretado ao vivo, com inspiração nos 24 prelúdios para  piano do compositor francês Claude Debussy.

Estamos tão habituados à presença da água que por vezes nos esquecemos da sua extrema importância. Mas e se chegar o dia em que o gesto de abrir a torneira não for suficiente?

O desperdício e a poluição são provas de que a humanidade trata a água como se ela fosse um recurso inesgotável. Nesse sentido, o papel de cada um de nós é deter­minante.

Com este espetáculo queremos evidenciar a importância de cada gota de água e de cada pequeno gesto para a sua preservação.

Ficha Artística

Produção: Historioscopio

Encenação: Samantha Jesus

Assistência de Encenação: Marta Costa

Banda Sonora e Música ao Vivo: Laura Felício

Interpretação: Marta Rosas e Samantha Jesus

Marionetas: Samantha Jesus

Figurinos: Maria de La Salete Santos

2017

6+

45 min.

QUIQUIRIQUI

Mamã galinha

Amassa na cozinha

Um bolo apetitoso

Para o pintainho guloso

Mas chega o gato malvado

E está o caldo entornado. 

 

Quiquiriqui é uma adaptação livre de uma história tradicional que aborda a necessidade de prestar atenção aos bons conselhos e a importância de cumprir as promessas.

Ficha Artística

Produção: HIstorioscopio

Criação Artística: Samantha Jesus e Joana Teixeira

Interpretação: Samantha Jesus e Marta Rosas

Cenografia e Marionetas: Samantha Jesus

2013

3+

45 min.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now